Conhece o QDEL? Nova e promissora tecnologia de telas
top of page
  • Foto do escritorMauricio T. P.

Conhece o QDEL? Nova e promissora tecnologia de telas

A Sharp mostrou seu protótipo na CES 2024



Você já deve ter ouvido falar de Quantum Dots, aqueles pontos quânticos utilizados num filme sob a tela que permitem que uma TV tenha um alcance dinâmico de cores maior e consequentemente uma reprodução de tons mais fiel. O que você talvez não saiba, é que os Quantum Dots podem ser usados como uma tela em si. Ou seja, eles podem ligar e desligar individualmente como acontece com uma tela OLED. Só não existem TVs com tela 100% Quantum Dot ainda pois não haviam descoberto uma maneira comercialmente viável de transformá-los num produto para consumidor final. Até agora.


A Sharp acaba de demonstrar seu primeiro protótipo de uma tela QDEL (Quantum Dot Electro Luminescent Display), que apesar de não ser nada bonito, deixa claro que é possível criar um produto para consumidor final baseado nesta tecnologia.


A tecnologia OLED é, indiscutivelmente, a melhor tecnologia para TVs atualmente. Mesmo assim, ela tem suas limitações: o brilho das telas é menor que das telas LED (apesar das melhorias que novas versões recebem todos os anos) e, por se tratar de um material orgânico (daí a letra O em seu nome), sofre com degradação ao longo do tempo. O QDEL, por se tratar de um material totalmente inorgânico, não sofreria este desgaste, além de ser capaz de emitir uma luz mais intensa e com paleta de cores completa. Basicamente, são só benefícios.


A empresa alega que a fabricação do material pode ser feita utilizando-se os mesmos processos que atualmente são empregados na fabricação das telas LCD, inclusive as mesmas linhas de produção, custando bem menos que o OLED.


A Sharp pretende utilizar inicialmente a tecnologia em celulares, wearables, tablets e monitores, só então partindo para TVs. Apesar disso, não entrou em detalhes importantes: quando terá um produto de consumidor final disponível, data de lançamento ou valores.

59 visualizações0 comentário
bottom of page