Confira a linha de Smart TVs 2024 da LG anunciada na CES 2024
top of page
  • Foto do escritorMauricio T. P.

Confira a linha de Smart TVs 2024 da LG anunciada na CES 2024

Novos modelos apresentam tecnologia de ponto e diversos upgrades em relação ao ano anterior



Imagem: divulgação LG


As novas QNED


Em 2024, a LG lançará três linhas de TV's LED com tecnologia Quantum Dot e NanoCell, as linhas QNED90, QNED85 e QNED80. Segundo press release da empresa, os modelos contarão com um grande aumento de performance computacional, de IA e gráficos em relação aos modelos anteriores, devido a um SoC (system-on-chip) mais avançado (contando com a nova geração do α8 AI Processor).


A top de linha, a QNED90, contará com sistema de gradação de escala de cinza de 20 bits, capaz de reproduzir um milhões de tons diferentes. Aliado ao backlight de Mini LEDs (nada foi dito sobre quantas zonas independentes serão utilizadas), a nova QNED90 será capaz de um local dimming eficaz e excelente reprodução de tons pretos. A LG alega que o modelo de 98 polegadas, o maior disponível, contará com sistema de som 9.1.2 canais.


As linhas QNED85 e QNED80 serão menos equipadas, porém ainda contarão com local dimming e terão apenas 2,9cm de espessura (nota do editor: acredito que o local dimming se refere ao sistema "edge local dimming", o que geralmente não resulta em bom controle da luminosidade). Todos os modelos contarão com a nova versão do webOS, o sistema operacional da LG, bem conhecido e consagrado no mercado, e a empresa afirmou que as TVs contarão com 5 anos de atualizações garantidos. Uma notícia realmente excelente.


Todos os modelos estarão disponíveis em 43, 50, 55, 65, 75 e 86 polegadas, ao menos no exterior.


A evolução da tecnologia OLED da LG e os novos modelos


Como normalmente é de praxe, a LG trará sua linha de signature TVs M4, assim como as demais linhas G4, C4 e B4 neste ano de 2024. As linhas M4 e G4 contarão com o novíssimo processador α11 AI Processor, com 4x o poder de processamento de IA em relação a geração anterior. Com tanto poder à disposição, o processamento de imagens e som será elevado a novos patamares com a nova geração, aliando upscaling de precisão com análise pixel a pixel por IA. Além disso, com o Dynamic Tone Mapping avançado, a IA embarcada é capaz de analisar a luminosidade e o contraste de cada cena, adequando o painel ao tom esperado pelos criadores de conteúdo (diretores de filmes, por exemplo), criando um ambiente com maior profundidade e contraste.


As linhas M4 e G4 serão as únicas a contarem com a tecnologia MLA (multi-lens array), o que confere à TV maior brilho e um HDR com mais vida. MLA trata-se de um sistema utilizado na fabricação do painel OLED, na qual uma película com bilhões de micro-lentes com formato específico permite que mais luz seja transmitida, aumentando a eficiência do painel e consequentemente, maior brilho na imagem. Além disso, estes modelos suportarão conteúdo em 144 Hz, ótima notícia aos gamers de PC.


As linhas C4 e B4 vêm logo depois. A C4 ainda conta com novo painel OLED Evo, capaz de um brilho de pico maior que a B4. No entanto, ambas as linhas contarão com 120 Hz de atualização.


Neste ano a LG aparentemente não lançará a linha A, que se trata de um modelo OLED mais em conta e com painel de apenas 60 Hz, devido ao SoC mais simples utilizado.


Todos os modelos contarão com todas as portas HDMI 2.1, capazes de suportar todas as novas tecnologias como VRR, HFR, etc.


Basta aguardar o preço e o lançamento.



36 visualizações0 comentário
bottom of page