Review: TCL P635
top of page
  • Foto do escritorMauricio T. P.

Review: TCL P635

Atualizado: 13 de abr.

Analisamos um dos modelos mais acessíveis do mercado


Imagem da TV TCL P635
Imagem: divulgação TCL

A TCL ainda é pouco conhecida no mercado nacional, mas já conquistou consumidores de vários continentes nos últimos anos. A empresa, que é chinesa, surgiu em 1981 e inicialmente produzia fitas de áudio. De lá pra cá, muita coisa mudou, e a TCL já conquistou, inclusive, vários prêmios internacionais de tecnologia.


No Brasil, a empresa disponibiliza atualmente diversos modelos com tecnologias variadas, como telas 4K e 8K, backlight de MiniLEDs com full array local dimming (FALD) e telas com tecnologia QLED.


Neste review, falaremos do modelo P635, que é um modelo de entrada, mas com vários pontos positivos.


Tela e imagem


Imagem: detalhe das bordas da tela da TV TCL P635. Divulgação TCL.
Imagem: detalhe das bordas da tela da TV TCL P635. Divulgação TCL.

A borda da tela da TCL P635 é bastante fina, passando praticamente despercebida. Já a espessura da mesma não é tão pequena, apesar de não ser um trambolho: 81mm em sua extremidade inferior, onde a maior parte dos componentes eletrônicos ficam alojados. A parte superior da tela é bem mais fina, mas não se compara a um aparelho com backlight de MiniLEDs, por exemplo. Aqui, ressaltamos que a P635 não desfruta de um backlight com local dimming, portanto, cenas escuras acabam sofrendo com vazamentos de luz (no entanto, no modelo que adquirimos o vazamento era pequeno e não chegava a incomodar tanto). O contraste da tela é decente, para um aparelho de entrada, por utilizar tecnologia VA. Este tipo de painel geralmente traz boa taxa de contraste porém um ângulo de visualização pobre, mas este não é o caso para esta TV.


Como é de se esperar, a P635 também não conta com recursos mais sofisticados como ALLM ou VRR, além de suportar apenas 60Hz. Por isso, se você busca uma TV para jogar consoles de nova geração ou PC em altas taxas de framerates, recomendamos que parta para outros modelos.


A P635 suporta as tecnologias HDR e HLG, porém, com poucos recursos de imagem e brilho limitado (de acordo com a fabricante, 350nits), não espere grandes resultados.


Controle remoto e ajustes



Imagem: controle da TV TCL P635. Alguns botões são diferentes no modelo nacional.
Imagem: controle da TV TCL P635. Alguns botões são diferentes no modelo nacional.

O controle da TV TCL P635 é bem confortável nas mãos. Ele é comprido e fino, com um formato bem anatômico. Minimalista, conta com o principal para o usuário utilizar no dia-a-dia: botão home, volume, source, voltar, Google Assistant, acesso direto ao Netflix, a Prime Video, Youtube, etc. Nada a reclamar, funciona e responde muito bem aos comandos.


O menu de configurações é bem básico. Nos ajustes de imagens, configura-se a luz de fundo (backlight), contraste, gama, tom de cor, nível de preto. Outras configurações seguem o mesmo padrão. E como a proposta da TV é justamente para com um cliente de entrada, faz sentido. Mas senti falta de mais controle nos ajustes.


Sistema: Google TV



Google TV Logo
Imagem: Google TV.

O Google TV, basicamente um sucessor do Android TV mas que ainda roda em sistema Android, é um excelente sistema operacional. Conta com muitos aplicativos disponíveis, de todos os tipos e para todos os gostos.


Em seu setup inicial, você faz o login em sua conta Google e seleciona os apps que deseja baixar em sua TV. Ela já vem com Youtube e Netflix instalados. Aliás, a TV conta com Chromecast built-in, o que é muito legal para um aparelho de entrada.


Falando em setup inicial, este foi um dos pontos negativos deste modelo: o download e a atualização do sistema demoraram quase 40 minutos! Isso numa conexão de 500Mbps, o que considerei algo fora da realidade. Talvez devido ao SoC (o chip utilizado no aparelho) ser antigo ou lento (trata-se de um Realtek RT51A).


Durante os testes, todos os aplicativos rodaram de maneira excelente, sem lentidões ou travamento, com exceção de um aplicativo IPTV. Deve-se levar em consideração, no entanto, que como se trata de um aparelho novo, é provável que a performance seja diferente com mais tempo de uso e memória consequentemente mais cheia.


O Google Assistant funcionou de maneira satisfatória, sem grandes problemas.


Som


Como é de se esperar, o som não é espetacular, apesar de a TV apresentar volume e respostas superiores à grande maioria dos modelos de entrada disponíveis no mercado. Segundo a TCL, a P635 apresenta um total de 19W RMS de potência em seus dois speakers, que são down-firing (apontados para baixo). Este número não é nada mau.


Veredito


A TCL P635 provou ser uma TV bastante competente para seu nicho de mercado. Não, ela não é uma TV para um aficionado em jogos ou um usuário mais exigente que busca todos os tipos de melhorias de imagem e processamento que uma TV moderna traz. Mas este não é o foco deste aparelho. Para quem quer simplesmente ligar sua TV, buscar seu conteúdo favorito e se divertir, ela dá conta do recado com as mãos nas costas. A tela é satisfatória, o sistema funciona bem e o controle é bastante funcional. Podemos dizer que, na faixa de preço deste aparelho, dificilmente se encontra algo comparável.




Abaixo, deixamos as especificações do modelo em questão para que você possa consultar e tirar suas dúvidas.


Ficou interessado? Compre a TCL P635 pelo nosso link de afiliado na Amazon:




Especificações:

Tipo de tela

VA, direct backlight (sem local dimming)

Resolução

60Hz

HDR suportado

HDR, HLG

Portas HDMI

3, HDMI 2.0b

WiFi

Sim, WiFi5 - 802.11ac

Bluetooth

Sim, 5.0

Som

2 canais, 19W RMS - Dolby Audio

Sistema Operacional

Google TV (Android 11)

Controle por voz

Sim, Google Assistant

Portas USB

2

Chromecast

Sim





361 visualizações1 comentário
bottom of page