• Mauricio T. P.

Comprei minha TV nova. Como configurar a imagem?

Apenas alguns passos simples podem ajuda-lo a desfrutar do melhor que sua TV pode oferecer.

Dica n.º 1 - Desligue o modo Eco


Praticamente todos os aparelhos do mercado possuem algum tipo de função de economia de energia. Geralmente este modo se chama "Eco". Desligue-o assim que possível se quiser uma imagem de qualidade na sua TV.


Dica n.º 2 - Não exagere nas configurações


Não coloque tudo "no talo". Não precisa colocar no modo dinâmico no máximo, brilho no máximo, contraste no máximo, nitidez no máximo. Nada disso! Sua TV vai ficar com uma imagem extremamente artificial e pode até mesmo prejudicar sua visão.


Dica n.º 3 - Ative o modo "Filme" para assistir a conteúdos como séries, filmes e TV, e o modo "Game" (jogo) para jogar


O modo mais indicado pelos profissionais, desde sempre, é o modo filme (ou Movie). Nele, geralmente as cores e o contraste já são o mais próximo do que os produtores de filmes e conteúdo em geral pensam quando produzem seu material.


Para jogar, no entanto, é imprescindível ativar o modo game ou jogo da TV, para diminuir a latência do sinal de entrada, fazendo com que os comandos sejam respondidos no menor tempo possível (não havendo delay entre seu comando no controle e o tempo que leva para ser mostrado na tela).


Dica n.º 4 - Contraste dinâmico não é proibido, mas não exagere


Como dito anteriormente, exagero não é bom. Se sua TV for LED, provavelmente contraste dinâmico estará presente, e pode até ser útil. Faça testes, utilize diferentes modos para diferentes tipos de conteúdo e veja se agrada ou não.


Dica n.º 5 - Opte por cores quentes


A maioria das TVs oferecem modos de imagem com tons de cores em modo padrão, fria e quente. Praticamente todo conteúdo criado é feito com cores quentes em mente, por serem mais próximos do que normalmente enxergamos no dia a dia (devido a iluminação do sol).


Dica n.º 6 - Ajuste de nitidez? Pode até ser, mas pouco


A maioria das TVs também oferecem configurações de nitidez. Normalmente, o mínimo é o padrão das imagens e de 1 em diante inicia-se um filtro artificial para melhoramento da imagem, que pode resultar em artefatos e serrilhados. Portanto, caso opte por aumentar a nitidez, deixe-a baixa - algo como 10 ou 15% no máximo.



Agora, aproveite sua TV


Com essas dicas acima você já terá um resultado satisfatório com sua nova TV. Aproveite e deixe seu comentário!

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo